Supply Chain: tudo o que você precisa saber!

 

O termo inglês supply chain no português significa “cadeia de suprimentos” ou “cadeia logística”. Esse conceito engloba todo o processo logístico que um produto passa, ou seja, desde a fabricação até a entrega para o consumidor final.

É um processo que abrange diversas partes incluindo a fabricação, transporte, armazenagem, estoque e distribuição. Por conter tantas partes importantes e complexas, o supply chain é uma parte da logística que requer atenção e cuidado nas tomadas de decisões.

 

O que é supply chain e como funciona?

O supply chain passa por diversas partes, como explicamos no trecho acima, no entanto, o funcionamento em cada uma dessas etapas é diferente. É importante frisar que, apesar de ser uma das partes mais importantes, a cadeia de suprimentos não se restringe somente ao fabricante do produto – muito pelo contrário, apenas começa nele.

Após a fabricação da mercadoria (que já necessita da sua própria cadeia logística), o processo de transporte deve atender às necessidades do produto para que chegue no estoque com a qualidade inicial.

Os processos de armazenagem devem atender aos requisitos informados pelo fabricante para manter o produto em qualidade e, se for o caso, o local de armazenamento deve estar preparado para enfrentar a sazonalidade.

A entrega não é diferente! Absolutamente todas as partes do supply chain devem funcionar de modo que a qualidade fornecida pelo fabricante seja sempre mantida até o cliente final.

 

Qual é a importância do supply chain?

Uma cadeia logística bem estruturada é fundamental em todos os segmentos da sociedade. Desde nossos ambientes de trabalho até os momentos de lazer, das grandes às pequenas aquisições.

Se falta o alimento na prateleira, acontece algum problema com a entrega da compra pela internet ou o restaurante deixa de servir uma opção no menu por estar em falta, em todas essas ocasiões houve uma falha no supply chain.

O inverso também ocorre. Se uma cadeia de suprimentos funciona de maneira correta, o cliente final fica satisfeito e todas as partes envolvidas ganham nesse processo.

 

Supply Chain Management (SCM)

A gestão da cadeia de suprimentos (SCM) se trata da aplicação de estratégias nos processos de gerenciamento da logística integrada. Antigamente essa parte da logística era destinada apenas para a unificação interna dos processos logísticos.

O supply chain surgiu como um aprimoramento da logística integrada, pois abrange o processo desde a fabricação até chegar no consumidor final. O supply chain management tem como objetivo garantir que haja uma integração eficaz entre todos os membros e processos da cadeia logística.

 

Benefícios do supply chain

A adoção do supply chain traz diversos benefícios para a cadeia de suprimentos, sendo os principais deles:

 

  • Garantia de qualidade

Com um mercado cada vez mais exigente, fornecer qualidade para os consumidores virou algo primordial. Através do supply chain, é possível ter um controle mais amplo no que diz respeito a qualidade fornecida para o cliente final.

Não visando somente o produto, o atendimento e a rapidez na entrega são fatores essenciais que devem ser estudados e mensurados, a fim de garantir a melhor experiência para o fabricante e para o consumidor.

 

  • Redução de custos

Utilizando o supply chain management, é possível adotar estratégias que visa melhorar a eficiência em todos os processos adotados. Medidas como reduzir os níveis de estoque através de alinhamento com os fornecedores e eliminação de tarefas desnecessárias que não agregam ao resultado final, traz maior rentabilidade para a cadeia dos processos logísticos.

 

  • Maior competitividade de mercado

Através do gerenciamento da cadeia de suprimentos, todas as partes deixam de ser individuais e passam a fazer parte de um grupo, trazendo maior competitividade de mercado para todas as partes.

Seja por rapidez na entrega, excelência no atendimento, qualidade fornecida ou todos os fatores anteriores – adotar medidas estratégicas no desenvolvimento dos processos logísticos, traz benefícios para todos os envolvidos.

 




Deltacooper

Fundada em 13 de setembro de 2000, a Deltacooper está entre as mais conceituadas cooperativas de trabalho para o setor de logística e transporte.


Saiba mais