Logística: tudo o que você precisa saber

 

Muita gente acha que os processos logísticos se resumem a apenas a entrega do produto ou serviço. Isso é um grande equívoco, pois a logística abrange toda parte operacional dentro de uma empresa. Quando bem trabalhada, os resultados tendem a ser positivos e contribuem na redução de custos.

O conceito existe desde a antiguidade e pode ser aplicado das mais variadas formas e nos mais diversos setores dentro de uma organização. Os cuidados com a parte logística de uma empresa, contribuem na diferenciação entre os empreendimentos e pode ser um fator decisivo na competitividade do negócio.

Quer saber mais sobre a logística e quais papéis ela pode desempenhar no seu negócio? Continue lendo nosso post!

 

O que é logística?

Os processos logísticos correspondem a um conjunto de etapas operacionais que visam garantir que a empresa cumpra o que é prometido aos clientes, principalmente quando falamos de entregas. Se trata de todas as etapas que são exigidas para a entrega de um produto ou serviço.

De forma geral, a logística contempla a organização de todas as tarefas necessárias e a administração dos recursos durante cada parte do processo, garantindo assim que o objetivo inicial seja cumprido como o esperado. É importante lembrar que a logística não é aplicada somente a ambientes industriais e comerciais, tendo a sua aplicabilidade estendida para outras áreas.

Um bom exemplo, é na realização de eventos; esse tipo de projeto envolve a necessidade de muita organização e de uma cadeia logística que seja abrangente e cumpra o objetivo.

 

Etapas mais relevantes da logística

Confira quais são as etapas mais relevantes em dentro de uma cadeia logística:

 

 

  • Armazenamento

O armazenamento dentro de uma empresa, é uma das parte fundamentais e requer muita atenção. É necessário se atentar à forma de armazenar os produtos de maneira adequada para que não haja prejuízos e se possa manter a qualidade original do produto.

A segurança nessa parte do processo é outro fator importante, mantendo os produtos organizados e de fácil localização, a fim de facilitar as demais etapas do processo.

 

 

  • Gestão de estoque

Como consequência do armazenamento, a gestão de estoque é fundamental para que se mantenha a qualidade durante todo o processo logístico. Quando feita de maneira correta, a gestão de estoque é crucial na manutenção de uma boa entrada e saída de produtos do estoque.

 

 

  • Distribuição e entrega

Após toda a preocupação com o armazenamento e com a gestão de estoque, a distribuição muitas vezes se torna o ponto central de toda a cadeia logística. A partir do recebimento dos produtos, é necessário separar e preparar os produtos para serem entregues no destino com segurança, priorizando sempre manter a qualidade do produto na hora da entrega.

 

 

  • Planejamento logístico

O planejamento é imprescindível em qualquer área das nossas, principalmente no ambiente corporativo. Dentro da logística, o planejamento visa prever possíveis falhas e soluções a fim de manter a qualidade dos serviços prestados.

Dentro do planejamento também se define objetivos e metas, assim é possível mensurar se os processos realizados estão atendendo às expectativas da empresa e dos clientes.

 

 

  • Mensuração de eficiência

A logística empresarial não se resume somente à entrega do produto. Através da mensuração de eficiência, é possível monitorar os resultados e como foram realizados os processos.

Dessa forma, é possível identificar possíveis falhas que possam comprometer o sucesso do processo logístico. Na mensuração, é recomendado que sejam adicionadas métricas e avaliações de desempenho para ter um controle mais amplo dos serviços prestados.

Quando uma empresa de logística se dispõe a acompanhar todos os processos e mensurar os resultados obtidos, visando o sucesso do planejamento e das estratégias adotadas, ela passa a caminhar mais próxima do aumento de competitividade no mercado.

Não é novidade que quanto mais agilidade, eficiência e menos erros, a redução de custos se torna consequência. Dessa forma, é possível ofertar um serviço de qualidade e que atenda às necessidades do cliente.

 




Deltacooper

Fundada em 13 de setembro de 2000, a Deltacooper está entre as mais conceituadas cooperativas de trabalho para o setor de logística e transporte.


Saiba mais