Logística integrada: entenda o que é e quais são os benefícios

 

A logística vem evoluindo há alguns e, consequentemente, deixando para trás o estigma de se restringir somente ao processo de entrega e à área operacional. Atualmente, o setor logístico de uma empresa engloba também o desenvolvimento de estratégias que visam melhorar o desempenho e alavancar os resultados positivos dentro de uma organização.

Para auxiliar nessa evolução, surgiu a logística integrada. Se interessou? Descubra o que é, como funciona e quais são as vantagens de adotá-la no seu negócio!

O que é logística integrada?

Como o próprio nome sugere, a logística integrada tem como principal objetivo unificar os setores de uma empresa, tornando-os sinérgicos entre si, ou seja, que eles funcionem de forma integrada. Esse segmento da logística foi desenvolvido para tornar o trabalho dos gestores mais funcional, oferecendo uma visão ampla do negócio.

Através da logística integrada, é possível administrar toda parte logística da empresa e setores de compras, armazenagem, estoque e todas as etapas do transporte e, se for o caso, entregas da empresa. É possível realizar um acompanhamento mais detalhado e mensurar quais são os resultados obtidos, formando um fluxo de informações úteis para o negócio.

Por se tratar de uma cadeia de informações e de processos logísticos bem alinhados, a comunicação assertiva se torna um dos principais pilares entre todas as partes envolvidas. É importante que esse compartilhamento seja feito em tempo real e que a informação seja sinérgica para todos.

Benefícios da logística integrada

Confira quais são os principais benefícios da logística integrada para a sua empresa:

• Integração entre duas ou mais áreas da empresa.

• Maior controle das atividades internas.

• Otimização das rotinas de trabalho.

• Melhores índices de produtividade.

• Aumento da vantagem competitiva frente à concorrência.

 




Deltacooper

Fundada em 13 de setembro de 2000, a Deltacooper está entre as mais conceituadas cooperativas de trabalho para o setor de logística e transporte.


Saiba mais