Demurrage: Tudo que você precisa saber?

 Quem está familiarizado com transporte marítimo já deve ter escutado sobre ‘Demurrage’. Esse termo é de extrema importância e todos buscam evitá-lo, pois ele impacta nos custos do frete das mercadorias.

 Se você não sabe o que é isso, continue a leitura. No post de hoje nós vamos te explicar melhor o que significa e por qual motivo deve ser evitado.

 

O que é demurrage?

 Os produtos importados por via marítima são transportados em contêiner e são armazenados neles desde o desembaraço aduaneiro até a entrega ao destinatário.

 O container, normalmente, pode ser utilizado por até 30 dias, passado esse tempo o cliente deve pagar uma multa chamada sobrestadia ou demurrage, que se refere a demora na desocupação do contentor.

 Geralmente, esse valor é calculado em dólar e por dia de atraso, podendo o valor final ultrapassar o preço da mercadoria. Inclusive, a demora na devolução do recipiente pode causar danos indenizáveis ​​aos indivíduos que tenham feito reserva desse mesmo contêiner.

 Porém, é importante mencionar essa penalidade só poderá ser aplicada se estiver prevista em contrato.

 

Qual a diferença entre demurrage e detention?

 O detention é uma multa referente ao prazo de retorno do container ao porto. O destinatário é o responsável por esvaziar o recipiente e devolvê-lo. Se o limite estipulado for excedido então é cobrado um valor como uma penalidade.

 Em resumo, a diferença entre eles é que o demurrage é cobrado quando o recipiente fica no porto por mais tempo do que o previsto, enquanto o detention se refere à demora na devolução do container.

 

O que é free time?

 O free time é o tempo em que o importador pode utilizar o container sem ter que pagar a demurrage, que varia de 5 a 30 dias. Nesse período, deve-se nacionalizar a mercadoria, transportá-la até o destino, descarregar e devolver os recipientes.

 Veja abaixo a definição de acordo com o Capítulo II da Resolução Normativa Nº 18 da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

 XIX - livre estadia do contêiner (free time): prazo acordado, livre de cobrança, para o uso do contêiner, conforme o contrato de transporte, conhecimento de carga ou BL, confirmação da reserva de praça (booking confirmation), ou qualquer outro meio disponibilizado pelo transportador marítimo;

 

Quais são os principais fatores para cobrança da demurrage?

A sobrestadia está diretamente ligada com o atraso na desocupação de um contêiner ou ao tempo necessário para o embarque e desembarque do navio. Quando esse prazo é maior do que o previamente estipulado é cobrado a demurrage.

Veja abaixo algumas situações que implicam essa cobrança:

 ·         Espera do navio na barra devido à falta de berço livre;

·         Atrasos na entrega da mercadoria;

·         Falta de transporte para receber ou entregar a mercadoria no costado;

·         Quebra de guindastes de terra;

·         Falta de desembaraço aduaneiro.

 

Como evitar a cobrança da demurrage?

Confira abaixo algumas dicas para evitar a cobrança dessa multa e diminuir assim o frete de importação por via marítima:

 

1.      Remoção para porto seco

 Uma maneira de evitar demurrage é entrar em ação com seu despachante aduaneiro para retirar as mercadorias o quanto antes. Caso haja atraso na liberação do produto, podem ser utilizados terminais portuários.

 Além de serem mais flexíveis na negociação de descontos, os chamados portos secos também têm tarifas mais acessíveis.

  

2.      Trocar de contêiner

 Outra solução é substituir o recipiente. O importador adquire outro com as mesmas especificações e entrega ao armador (transportador) no prazo acordado.   Depois quando o contêiner for desocupado é possível vendê-lo para recuperar o valor gasto.

 

3.      Desova do produto

 Você também pode solicitar a desova dos produtos. Algumas empresas trabalham somente com isso e possuem custo inferior ao de demurrage. Desse modo, é possível devolver o recipiente no prazo determinado.

 

Considerações finais

 Podemos concluir que a demurrage é a multa cobrada quando o free time é excedido. Evitar essa cobrança é muito importante para reduzir o valor do frete, que dependendo do caso poderá ser maior do que o preço da mercadoria importada.

 É claro que para todos os processos sejam bem executados, é necessário que haja mão de obra qualificada. Você conhece os benefícios de atuar com uma cooperativa de trabalho especializada no setor logístico? Conheça a Deltacooper e como ela pode ser um diferencial estratégico para o seu negócio.




Deltacooper

Fundada em 13 de setembro de 2000, a Deltacooper está entre as mais conceituadas cooperativas de trabalho para o setor de logística e transporte.


Saiba mais